O Núcleo de Estudos e Tecnologia em Pré-Moldados de Concreto (NETPre) situa-se na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e foi criado em 2004 com a missão de atuar no desenvolvimento de pesquisa científica e de tecnologia, na transferência tecnológica e na disseminação de conhecimento no campo dos sistemas construtivos pré-fabricados de concreto adaptados às condições nacionais.

A partir de um Convênio de Colaboração Tecnológica com a ABCIC (Associação Brasileira de Construção Industrializada de Concreto), foi construído em 2005 na UFSCar o primeiro laboratório no Brasil dedicado às Estruturas Pré-Moldadas.

Desde então, o grupo foi responsável pela expansão das pesquisas relacionadas às ligações pré-moldadas e às lajes alveolares no Brasil. Os pesquisadores do NETPre possuem várias publicações em congressos nacionais e internacionais, bem como em periódicos, relatórios de pesquisa e relatórios técnicos. A qualidade da pesquisa tem sido reconhecida através de prêmios no Brasil e na Inglaterra. O NETPre possui convênios com universidades no Brasil e no Exterior. Ademais, o grupo contribui com a pesquisa tecnológica de cooperação universidade-empresa, com transferência efetiva dos conhecimentos científicos gerados no Brasil ou assimilados do exterior com adaptação para a realidade brasileira. O grupo atua na disseminação do conhecimento e na formação de recursos humanos (alunos de graduação e pós-graduação, profissionais e docentes).

Ao longo desses anos, o NETPre apresentou participação ativa nas revisões das normas da ABNT, colaborando com a revisão da NBR-9062:2006 e atuou na coordenação da NBR-14861. Além disso, o grupo tem representado o setor de prefabricados no Brasil, através da ABCIC, junto ao Comitê Pré-fabricados da FIB e interagido em vários comitês técnicos do PCI (Precast Concrete Institute – USA).

Desde sua criação, o NETPre vem contribuindo para o avanço do conhecimento e para a disseminação do Concreto Pré-Moldado no Brasil, gerando impactos importantes tanto no estado de São Paulo quanto em outros estados e, assim, consolidando-se como um dos principais centros de referência sobre o Concreto Pré-Moldado no Brasil.

Em 2016 foi criada nova sede administrativa do NETPre, localizada em uma casa anexa ao laboratório.

Histórico          Casinha